Mais de 600 pessoas esperam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva para tratar a covid-19, no Paraná

 Mais de 600 pessoas esperam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva para tratar a covid-19, no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mais de 600 pessoas esperam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva para tratar a covid-19, no Paraná. Esse é o caso do pai da curitibana, Janaína de Souza. Ele tem 57 anos e deu entrada em uma UPA no último sábado (22). Desde então ele está internado com coronavírus e pneumonia, em uma enfermaria, no Hospital Victor Ferreira do Amaral.

A filha explica que o quadro dele se agravou e precisa ser transferido para um leito de UTI.

Janaína conta que conseguiu uma vaga de UTI, no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, mas não é possível fazer a transferência, pela forma que funciona a central de leitos.

A Secretaria Estadual da Saúde explicou que existem muitos pacientes na fila e quando consegue uma vaga para transferência, tudo precisa ser feito por meio da central de leitos, avaliando a gravidade e a situação do paciente.

Depois que a reportagem da BandNews FM Curitiba entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e a Secretaria Estadual da Saúde, Janaína recebeu a notícia de que o pai vai ser transferido para uma UTI do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

Em Curitiba e região, a fila de espera por um leito é de 354 pessoas e seis dos nove hospitais públicos com leitos de UTI para Covid-19 estão lotados. A busca por UTIs e enfermarias é equilibrada, com 174 e 180 pessoas, respectivamente. A taxa de ocupação das enfermarias se mantém em 100% e as UTIs atingiram 100% de ocupação. A cidade contabiliza 9 mil 952 casos ativos.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos