NacionalGeral

Mata Atlântica tem 43% das espécies ameaçadas no Brasil

1/4 das espécies analisadas neste bioma estão sob algum risco

 Mata Atlântica tem 43% das espécies ameaçadas no Brasil

Sapo-pingo-de-ouro. Foto_SPVS

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro com a maior quantidade de espécies ameaçadas. O ecossistema abriga 43% da fauna e flora brasileiras que estão com algum risco de extinção. São 2.845 espécies ameaçadas na Mata Atlântica, o que representa quase 1/4 das que foram analisadas neste ambiente. Este também é o bioma com a maior quantidade de espécies extintas, oito, de acordo com a pesquisa.

Veja mais:

Clóvis Borges é diretor executivo da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental). Ele avalia que o desaparecimento e a ameaça à biodiversidade na Mata Atlântica sofre este impacto maior por ser o bioma onde houve maior ocupação humana, desde a chegada dos colonizadores ao território brasileiro. Atualmente, é onde se localiza a maior parte das cidades e, no Paraná, também da produção agrícola.


Para reverter esse quadro ele reforça que a conservação da natureza é uma ciência e que existem escalas de prioridades entre as ações. Preservar é mais importante do que reflorestar.

O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que avaliou cerca de 21,5 mil espécies de fauna e flora em todo o país, o equivalente a 12% do total. A pesquisa tem como base a lista de fauna elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a lista de flora produzida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, divulgadas em 2022.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Mega-Sena paga R$ 28 milhões neste sábado (03)

Mega-Sena paga R$ 28 milhões neste sábado (03)

Concurso 2720 acontece às oito horas da noite, pelo horário de Brasília

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior