CuritibaGeral

Média móvel da covid cresce mais de 500% na quinzena

Mesmo assim, secretário Beto Preto diz que não vai alterar recomendações sobre máscaras

 Média móvel da covid cresce mais de 500% na quinzena

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A média móvel de casos de Covid-19 cresceu 546,5% em 14 dias, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Atualmente a média móvel de 7 dias é de 615 casos. A média móvel do dia 6 de novembro era de apenas 79 casos.

Mesmo assim, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, em entrevista exclusiva ao BandNews Curitiba Edição da Manhã, indicou que, neste momento, não devem ser tomadas medidas mais restritivas para o combate ao coronavírus.

Beto Preto reforçou que há uma recomendação vigente da secretaria estadual para que as pessoas mantenham o uso de máscaras em aglomerações e nos ambientes dos serviços de saúde. Mas o secretário lembra que o passo mais importante na prevenção de casos graves e disseminação do vírus é a vacina.

Os nascidos no segundo semestre de 1985 podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em Curitiba a partir desta segunda-feira. Na sexta-feira, foram convocados os nascidos no primeiro semestre de 1985.

Com isso, o chamamento atinge pessoas com 37 anos ou aquelas que completam essa idade até o fim do ano. Para receber a 4ª dose, é preciso ter recebido a 3ª dose há 120 dias ou mais. A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

Para os vacinados com Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço. As pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, para se vacinar.

No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a completa recuperação.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Caminhão com carga inflamável deixa BR-476 com faixa interditada

Caminhão com carga inflamável deixa BR-476 com faixa interditada

Acidente ocorreu no km 142, próximo ao Pinheirinho e da CIC

Sábado (18) será de frio e chuva em Curitiba

Sábado (18) será de frio e chuva em Curitiba

Máxima não deve passar dos 18°C, segundo Climatempo