PolíticaGeral

Mesa Diretora da Câmara confirma cassação de Dallagnol

Deltan deve dar uma entrevista coletiva para falar sobre a decisão

 Mesa Diretora da Câmara confirma cassação de Dallagnol

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou na tarde desta terça-feira (06) a cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos). Os parlamentares se reuniram para analisar o parecer da Corregedoria da Câmara que recomendou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fosse acatada pelo legislativo federal.

Veja mais:

O papel da Mesa foi, portanto, verificar se a decisão do TSE atendeu às formalidades legais, sem análise do mérito da decisão. E por unanimidade, a decisão do TSE foi confirmada. No mês passado, também por unanimidade, a Corte cassou o mandato do ex-procurador da Lava Jato por entender que ele burlou a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do Ministério Público Federal com reclamações disciplinares pendentes de julgamento. Desde a decisão da Justiça Eleitoral, Deltan Dallagnol buscou apoio entre os parlamentares para tentar reverter o cenário. Ele também apresentou um recurso na última quinta-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal.

A relatoria do caso está com o ministro Dias Toffoli. Ainda sobre o indeferimento do registro da candidatura, Deltan Dallagnol prestou depoimento à Polícia Federal ontem à tarde (segunda, 5). A audiência, que inicialmente estava marcada para sexta-feira (2), foi remarcada a pedido do ex-procurador.

O depoimento durou aproximadamente uma hora e meia. Após a confirmação da cassação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou que, como o Podemos não têm nenhum candidato que tenha atingido o quociente eleitoral de 10%, quem assume a vaga de Deltan é Itamar Paim (PL-PR).

A assessoria de comunicação do ex-deputado Deltan Dallagnol convocou uma coletiva de imprensa para as 18h30. O ex-deputado vai falar sobre a cassação e a decisão da Mesa Diretora.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP