Mesmo apelando para nomes bizarros, candidatos a deputado fazem poucos votos

Nomes estranhos não garantiram mais votos para os candidatos. (Montagem: BandNews FM Curitiba)
Nomes estranhos não garantiram mais votos para os candidatos. (Montagem: BandNews FM Curitiba)

Para chamar a atenção do eleitor muitos candidatos utilizam a criatividade e usam nomes diferentes ou apelidos como forma de se destacar em meio a grande quantidade de postulantes a uma vaga de deputado. Mas nem sempre a brincadeira dá resultado e a maioria não é eleita.  No Paraná, um desses casos é o do candidato a deputado estadual “Clark Crente”.

Ele ganhou o apelido, é claro, por ser parecido com o super homem. Essa foi a primeira vez que ele se candidatou a um cargo público e não tinha nenhuma ligação anterior com a política. O nome verdadeiro dele é Ewerson Alves da Silva. Ele trabalha com instalação, manutenção  e venda de ar condicionados em Curitiba e também é surfista. O apelido surgiu quando ele tinha 16 anos e começou a usar óculos. Depois de adulto, o nome ganhou mais força quando ele entrou para uma igreja evangélica.

 

Clark Crente fez 2214 votos. Outro candidato a deputado estadual com nome diferente é o “Boca Aberta”. Ele é de Londrina, na região norte do Estado. Emerson Miguel Petriv ganhou o apelido porque vai todos os dias para as ruas da cidade de bicicleta para falar sobre possíveis irregularidades de alguns políticos da região. Mesmo usando um microfone, ele ficou rouco com a intensidade da campanha e mal consegue falar agora que a eleição acabou.

“Boca Aberta” fez 12110 votos para deputado estadual e também não foi eleito. Essa é a segunda vez que ele se candidata. Em 2012 ele tentou ser vereador, fez pouco mais de 1700 votos e também não conseguiu uma vaga. Tentar utilizar um nome diferente como estratégia eleitoral para angariar votos pode chamar a atenção. Mas segundo o professor de Direito Constitucional da Universidade Positivo, Eduardo Faria, existem outros fatores mais importantes para a população na hora da escolha do voto.

O nome inusitado também cria um tipo diferente de fiscalização da população. Clark Crente disse que, enquanto fazia a campanha, uma pessoa falou para ele que, se visse ele roubando, jogaria kryptonita na Assembleia Legislativa.

Como todo mundo sabe, na história do Superman a kryptonita é um mineral que tem o efeito de enfraquecer o super herói. Alguns outros candidatos com nomes diferentes que disputaram vaga para deputado estadual no Paraná nas eleições desse ano:

  • “Silvio Star”, fez 4892 votos.
  • “Branco do perfume e do enxoval”, fez 1250 votos;
  • “Pardal do ovo”, fez 248 votos;
  • “Leitão”, fez 318 votos;
  • “Boca de Lata”, fez 124 votos;
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição