Política

Ministério Público do PR cobra melhoria de segurança na Praça da Espanha a pedido de moradores e comerciantes

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Provocado por moradores e comerciantes, o Ministério Público do Paraná cobra na Justiça que sejam adotadas medidas para coibir atos de violência, tráfico e consumo de drogas, depredações, roubos, furtos e perturbação do sossego nos arredores da Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho. Uma ação civil pública sugere a instalação de grades no entorno da praça, entre 11 horas da noite e sete da manhã, além do pagamento de multa pela Prefeitura de Curitiba.

Na ação, a Promotoria destaca que, em setembro de 2015, comerciantes, moradores e funcionários do Hospital Evangélico apresentaram um documento com mais de mil assinaturas relatando uma série de problemas na Praça.

O procedimento para tentar buscar uma solução foi aberto a partir desse abaixo-assinado. O Ministério Público também relacionou diversas matérias jornalísticas relatando apreensão de drogas, brigas, tiroteios e até casos de morte ocorridos na Praça. O comerciante Othon Accioly, ex-presidente da associação de empresários da região, reconhece que problemas de segurança existem e são até mais graves em outros bairros da cidade. Ele ressalta, porém, que a mobilização que gerou a ação do MP não é em vão.

De acordo com a Promotoria, “é possível notar a baixa frequência de fiscalizações na Praça e, mais baixa ainda, a fiscalização no período da noite e madrugada, quando há a formação de grande concentração de pessoas e momento em que o número de reclamações a respeito de poluição sonora e perturbação se sossego alheio aumentam”. Os comerciantes e o MP pedem que as ações aconteçam nos horários críticos e não quando não há reclamações.

Como exemplo, o Ministério Público cita um período do primeiro semestre do ano passado em que foram realizadas 42 operações no local. O número seria razoável, segundo o MP, não fosse “o curto período de tempo de cada operação e o horário em que foram realizadas”. Das 42 operações, somente três ocorreram até a 1 hora da manhã e apenas uma foi realizada até as 3 horas, período com o maior número de reclamações.

A prefeitura afirmou por meio de nota que Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito fez, desde o início do ano, 19 operações do programa Balada Protegida. Em 18 delas foi incluída a Praça da Espanha, que atualmente é endereço fixo da operação realizada pelo menos uma vez por semana.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Eduardo Pimentel assume interinamente a prefeitura de Curitiba

Eduardo Pimentel assume interinamente a prefeitura de Curitiba

Greca terá uma agenda de encontros com autoridades portuguesas

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa

Dos 54 parlamentares, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília

Em Brasília, Paraná defende criação de Fundo Constitucional do Sul

Em Brasília, Paraná defende criação de Fundo Constitucional do Sul

Foram entregues, ao governo federal, quatro ofícios com demandas nas áreas de infraestrutura e economia

Enio Verri assume direção-geral de Itaipu Binacional

Enio Verri assume direção-geral de Itaipu Binacional

O economista que assume a hidrelétrica acumula uma bagagem de duas décadas de vida pública