Ministério Público e Procon fazem recomendação para que mercados não subam preços de alimentos

 Ministério Público e Procon fazem recomendação para que mercados não subam preços de alimentos

(Foto: divulgação/APRAS)

(Foto: divulgação/APRAS)

O Ministério Público do Paraná e o Procon expediram uma recomendação para que supermercados vinculados à Apras, Associação Paranaense de Supermercados, não aumentem os preços de produtos básicos em falta por causa da paralisação dos caminhoneiros.

A recomendação é para que produtos como arroz, feijão, óleo de soja, macarrão, açúcar, café, entre outros, tenham mantidos os valores praticados antes da greve. O documento também pede para que o supermercado seja claro nas informações caso o número de produtos disponíveis seja limitado para cada consumidor.

MP e Procon recomendam, ainda, que a limitação se dê no sentido de garantir a harmonia o atendimento ao maior número de pessoas possível até que o abastecimento seja normalizado. Uma das ideias do documento é justamente conscientizar a população para que não haja estocagem de alimentos.

Quem explica é promotor de Justiça Maximiliano Deliberador

A recomendação também se estendeu aos donos de postos de combustível de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Os locais passaram a ter gasolina, etanol e diesel disponível desde hoje. A promotoria pede que os empresários não aumentem os preços de forma abusiva sob a justificativa do desabastecimento.

A recomendação também é para que os postos priorizem o atendimento a veículos que prestam serviços públicos essenciais, como os ligados à saúde e à segurança pública. O MP também recomenda que, caso haja limite de abastecimento por motorista, essa informação deve estar visível aos consumidores e acompanhada da justificativa.

Maximiliano Deliberador explica que todas denúncias recebidas pelo Ministério Público também vão ser analisada sob a perspectiva do desabastecimento

Os dois órgãos destacam que a cobrança de valores abusivos pode caracterizar crime contra as relações de consumo, que é passível de sanção administrativa e pena.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Aberta nova consulta pública da Agepar

Aberta nova consulta pública da Agepar

Consulta aberta nesta sexta-feira (26), é sobre revisão tarifária do saneamento básico do PR

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

O volume esperado na segunda safra é de 774 mil toneladas

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense