MP e Defensorias no PR criticam escolha de local único para vacinação contra Covid-19, em Curitiba

 MP e Defensorias no PR criticam escolha de local único para vacinação contra Covid-19, em Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS

00309024
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, junto com as Defensorias Públicas da União e do Estado no Paraná criticaram a escolha de um local único para vacinação contra a Covid-19 em Curitiba. Segundo os órgãos, mesmo que o local seja estruturado, a escolha de um ponto único pode causar aglomerações, dificultar o comparecimento de diversas pessoas e impede uma distribuição melhor dos imunizantes.

Em entrevista à BandNews FM, a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, explicou que a secretaria não teria como realizar a vacinação em todas as instituições de saúde da cidade e, por isso, escolheu o Pavilhão da Cura.

Outra preocupação é que as linhas de ônibus que levam até o pavilhão fiquem superlotadas. No entanto, a partir desta quarta-feira (27), Curitiba passa a contar com uma linha de ônibus exclusiva para vacinação contra a covid-19.

A Prefeitura implantou a linha X52 – Vacina-Parque Barigui, que vai fazer o trajeto entre o Terminal do Campina do Siqueira e o Centro de Eventos Positivo, o Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, local onde se concentra a vacinação na capital.

O preço da passagem é o mesmo das demais linhas da capital, R$ 4,50. Os ônibus vão funcionar de segunda a sábado, das 7h30 às 20h30. O pagamento é por meio de cartão transporte.

A recomendação do MP e das Defensorias é que haja a descentralização dos locais de vacinação e que os novos locais sejam adequados aos planos Municipal e Estadual de vacinação. Outra recomendação dos órgãos é que a vacinação respeite os grupos de risco e que seja rigorosamente fiscalizada.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos