MPF denuncia diretoria de hospital do Exército por superfaturamento

Foto: Divulgação / Comunicação Social do Hospital

O Ministério Público Federal entrou na Justiça contra o general do Exército Francisco Távora e os empresários Joel de Lima Pinel e Temistocles Neto.

O militar esteve à frente da diretoria de saúde do Exército entre novembro de 2008 e abril de 2011. De acordo com o MPF, os três atuaram no superfaturamento durante a compra de equipamentos para dois hospitais da corporação, um em Belém e o Hospital Geral de Curitiba, que atende aos militares da capital paranaense.

A denúncia explica que o general favoreceu a empresa Microview durante o processo de licitação da compra dos materiais, que seriam desnecessários e trouxeram um prejuízo para os cofres públicos de cerca de 700 mil reais. Segundo a ação judicial, além do general, a empresa e os sócios também devem ser punidos porque tiveram a “resolução repetida e sistemática de fornecer os bens extremamente superfaturados à Administração Pública em várias capitais diferentes”.

O MPF pede para a Justiça o ressarcimento dos danos, pagamento de multa e o impedimento da empresa de manter contrato com o governo ou de receber benefício do poder público. Em nota, o Exército comunicou que, ainda em 2012, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar – IPM, para apurar se aconteceram práticas com sobre preço e indícios de favorecimento a alguma empresa.

Também foram instaurados IPM, no âmbito das Regiões Militares de Belém e de Curitiba, nos anos de 2015 e 2016 contra o coronel Francisco Távora. O Exército ainda comunica as duas ações tramitam no Ministério Público Militar e que o Comando do Exército, através do Departamento-Geral do Pessoal, tem prestado todas as informações e realizado com a celeridade necessária as perícias e diligências complementares requisitadas pela Justiça Militar da União ou Ministério Público  Militar.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem