ParanáCidades

MPF pede que obras na Baía de Paranaguá sejam suspensas

Recomendação surge na semana que mergulhador morreu durante a explosão de rochas no local

 MPF pede que obras na Baía de Paranaguá sejam suspensas

Foto: Rodrigo Félix Leal/ SEIL

As obras de remoção de rochas na Baía de Paranaguá pode perder as licenças de funcionamento a qualquer momento. O Ibama analisa uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) sobre o assunto. No documento, os promotores pedem que o órgão de proteção ambiental suspenda todas as licenças relacionadas às derrocagens na região. A medida vem quatro dias depois de um mergulhador que trabalhava no local morrer durante uma explosão de rochas.

De acordo com o MPF, “há indícios de possível descumprimento de regras básicas de segurança de pessoas, em especial, funcionários que trabalham no local, e, por conseguinte, animais marinhos, além de contaminação do meio ambiente”. Segundo o órgão ministerial, as imediatas diligências realizadas, mesmo que precisem de aprofundamento, já podem evidenciar uso de instrumento inadequado, método indevido e despejo de produto químico no meio ambiente. Ainda sobre a morte do mergulhador, o MPF pediu à Polícia Federal a instauração de um inquérito para apurar o acidente.

Veja mais:

O caso da derrocagem na Baía de Paranaguá está na Justiça desde 2021. Os Ministérios Públicos Federal e do Paraná questiona quais os impactos ambientais e sociais do procedimento que consiste na remoção de formações rochosas no mar. Na ação, o MPF e o MPPR apontam diversas irregularidades e contradições da condução do licenciamento ambiental.

De acordo com os MPs, pelo menos há 20 anos o porto tem conhecimento da estrutura rochosa e, desde 2009, o derrocamento é mencionado nos licenciamentos ambientais do Ibama. Portanto, a derrocagem não seria emergencial. Procurada a DTA Engenharia, responsável pelas obras de derrocagem, informou em nota que apura as circunstâncias e as causas do acidente. Além disso, afirmou que a obra permanecerá paralisada até a finalização dessa investigação.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Parte do Paraná pode ter tempestade nesta sexta, alerta Inmet

Parte do Paraná pode ter tempestade nesta sexta, alerta Inmet

Chuvas devem atingir região sul e oeste. Curitiba deve ter tempo seco, segundo Simepar

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

São diversas funcionalidades na ferramenta para garantir agilidade e informação na hora do abastecimento

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes