Multas ambientais passam a ser eletrônicas no Paraná

Foto: Alessandro Vieira/Sedest

As multas ambientais passam a ser eletrônicas no Paraná. Um aplicativo foi lançado esta semana pelo Instituto Água e Terra (IAT) e deve ajudar os fiscais dos 21 Escritórios Regionais do IAT. Além da novidade, ainda foram adquiridos 95 celulares e 100 impressoras térmicas portáteis, com investimento de cerca de R$ 120 mil.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, explicou como deve funcionar o aplicativo “ Auto de Infração Ambiental Eletrônico” (AIA-E), que deve acabar com os processos físicos.

Cada Auto de Infração atualmente necessita de quatro folhas de papel. No Paraná, a média de autuações feitas pelo órgão ambiental é de 5 mil ao ano, o que representa a utilização de 20 mil folhas de papel em um ano. O novo modelo de fiscalização do Paraná faz parte do projeto i9 Ambiental, desenvolvido pelo IAT para melhorar os serviços ambientais de maneira unificada, mais rápida, com padronização e transparência. As multas eletrônicas serão emitidas de forma piloto pelo próximo mês. Para unificar a forma de utilizar os equipamentos e o aplicativo, os fiscais do IAT passaram por uma capacitação durante todo o dia.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca que a entidade vem buscando, junto com a modernização dos serviços, um único entendimento entre todos os Escritórios Regionais para a interpretação das leis.

Além de dar agilidade ao trabalho do fiscal em campo, o Auto de Infração eletrônico melhora o levantamento de estatísticas, que até hoje é feito de forma manual. Isso permite ao Governo do Estado identificar os principais crimes ambientais e elaborar políticas públicas para a conservação do meio ambiente. 

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem