Mutirão busca resolver problemas de registro civil em Curitiba

 Mutirão busca resolver problemas de registro civil em Curitiba

Foto: Prefeitura/ Divulgação

Começa nesta quinta-feira (23) e vai até sexta-feira (25) um mutirão que promete corrigir erros em documentos pessoais como certidões de nascimento e casamento, RG e CPF. O evento é gratuito e organizado pela Associação dos Defensores Públicos do Paraná. O mutirão vai ser realizado na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, e no Cras – Centro de Referência de Assistência Social – da Vila das Torres. Nos dois dias, o atendimento vai das nove da manhã às quatro horas da tarde. O objetivo da associação é ajudar pessoas com problemas de registro civil. O atendimento jurídico vai garantir a correção nos erros de registro e também a criação de certidões de casamento ou nascimento para quem ainda não tem. A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Paraná, Lívia Brodbeck, podem participar tanto pessoas sem documento quanto cidadãos que não tenham registro.

O fim do chamado subregistro é o tema para as comemorações desse ano do Dia Nacional do Defensor público, celebrado no último sábado (19). Lívia Brodbeck explica que, sem registro, o cidadão fica impedido de usar vários serviços públicos.

A defensora explica que quem precisar de uma ação judicial para conseguir os documentos pode ser atendido, na hora, pelos próprios defensores públicos.

No segundo dia de mutirão, no Cras da Vila das Torres, a Adepar e FAZ – Fundação de Ação Social de Curitiba também vão ofertar outros serviços como a confecção da carteira de trabalho, orientações sobre saúde bucal e testes rápidos de HIV, entre outras atividades. Quem quiser participar do mutirão não precisa se inscrever. O atendimento vai ser feito por ordem de chegada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.