ParanáGeral

Mutirão de vacinação contra gripe e outras doenças neste sábado

Dia D de vacinação acontece em todo o Paraná

 Mutirão de vacinação contra gripe e outras doenças neste sábado

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Moradores de Curitiba podem tomar a vacina da gripe e de várias outras doenças em mutirão organizado pela prefeitura neste sábado (13). O “Dia D” ocorre em 20 unidades de saúde da capital, das 9h às 17h. Além da vacina contra a gripe para o público prioritário, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina.

O objetivo do Dia D é ofertar o serviço em horários alternativos para que todos coloquem a carteira vacinal em dia. Entre as vacinas de rotina oferecidas, e aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação, estão: BCG; hepatite B; pentavalente; febre amarela; entre outras. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação.

Veja mais: Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Saúde explica que, caso o município não receba novas doses da vacina anticovid bivalente para o público prioritário de 12 anos ou mais até esta sexta-feira (12), esse será o único imunizante que não estará disponível no Dia D.

A prefeitura explica que essa vacina é comprada pelo Ministério da Saúde e está em desabastecimento nacional.

O Paraná também terá o Dia D de mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe neste sábado (13). No total, 1.351 salas de vacinação estarão abertas e 10,9 mil profissionais em atendimento em todo o estado. A imunização ocorrerá das 8h às 17h, mas depende da programação de cada cidade. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é aplicar aproximadamente 200 mil vacinas. É o que explica o secretário Beto Preto.

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em 25 de março, o Paraná aplicou 357.892 vacinas. Isso significa 9,2% de cobertura das 4.574.841 pessoas elencadas como público-alvo.

A Sesa recebeu mais 308 mil vacinas da Influenza nesta quinta-feira (11) e soma 2 milhões de doses para a campanha deste ano. Ainda estão disponíveis as vacinas contra a dengue nos 47 munícipios nas Regiões de Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina, e contra a Covid-19.

Avatar

lorena.pelanda

Vazio sanitário da soja terá escalonamento no Paraná

Vazio sanitário da soja terá escalonamento no Paraná

Estado foi dividido em sub-regiões para início do vazio e a semeadura da soja

PR: Mortes em rodovias federais aumentam 7% em 2024

PR: Mortes em rodovias federais aumentam 7% em 2024

Em média pelo menos uma pessoa morreu por dia nas estradas entre janeiro a abril

Defesa Civil do RS pode receber indenização de advogado

Defesa Civil do RS pode receber indenização de advogado

MPPR firmou “Acordo de Não Persecução Penal” com advogado suspeito de fraude processual

Idoso é resgatado de cativeiro após quatro dias de sequestro

Idoso é resgatado de cativeiro após quatro dias de sequestro

Criminosos teriam exigido R$ 1 milhão para libertar vítima. Caso foi em Londrina