Nova tecnologia para a gestão de obras públicas vai ser utilizada pela prefeitura de Curitiba

(Foto: Thaissa Martiniuk/BandNews FM Curitiba)

Uma nova tecnologia para a gestão de obras públicas vai ser utilizada pela prefeitura de Curitiba. Um acordo firmado nesta terça-feira (05) entre a administração municipal e o governo do Estado vai permitir que a metodologia BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção), seja usada em projetos de infraestrutura e diminuam o tempo para finalização de uma obra.

Entre os projetos que serão desenvolvidos com a nova tecnologia estão o Inter 2 e as transposições da Linha Verde, na região da Marechal Floriano Peixoto e trincheiras no Xaxim. O prefeito Rafael Greca afirma que a utilização dessa nova ferramenta pode acelerar as obras previstas para o trecho sul da Linha Verde.

De acordo com ele, não há uma data para término da construção de dois novos viadutos que vão compor o sistema trinário no bairro Boqueirão. No entanto, Greca exemplifica que uma grande obra que levaria até dois anos para ser executada, com o uso da tecnologia, o tempo pode cair para até seis meses.

O investimento para a construção de dois novos viadutos no trecho sul da Linha Verde é de 116 milhões de reais. Deste total, 89 milhões serão repassados pelo governo do Paraná e o restante, 27 milhões, pela administração municipal. A previsão é de que as intervenções fiquem prontas em 2020. Ainda de acordo com o prefeito Rafael Greca, a tecnologia BIM também vai beneficiar os passageiros que precisam utilizar a linha Inter 2.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explica que a tecnologia também deverá ser usada por outros municípios e órgãos públicos do Paraná. Curitiba é a primeira cidade a firmar um protocolo para utilizar a modelagem em obras urbanas, mas o Estado já mantém um convênio para um projeto específico em Ponta Grossa.

De acordo com o secretário, com a nova ferramenta é possível verificar, em tempo real, o andamento das obras, prazos estabelecidos e onde o dinheiro público está sendo aplicado.

A estruturação dos projetos no setor público com base no BIM está prevista no decreto federal 9.377/2018 que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba