CuritibaGeral

Novatos e consagrados dividiram o palco do Risorama

Seis comediantes se complementaram na Live Curitiba

 Novatos e consagrados dividiram o palco do Risorama

Foto: Brenda Niewiorowski

Depois de cinco dias de ingressos esgotados e diversos nomes ilustres, o Risorama chegou ao fim, na quarta-feira (6). O público conferiu apresentações de artistas renomados da comédia, como Thiago Ventura e Renato Albani, e de novos nomes que fizeram sua primeira apresentação em Curitiba, como Nini Magalhães.

Segundo Diogo Portugal, curador do evento, é um desafio trazer essa mistura, buscando humoristas mais experientes, como Nany People, que participou pela primeira vez há 18 anos, e Jhordan, que está começando na profissão e fez sua estreia no festival. Ele também afirma que a mudança de local, com uma estrutura maior, e um elenco selecionado fizeram elevar as expectativas do público – que foram superadas, segundo Portugal.

Nini Magalhães

Nini Magalhães falou encantada sobre a experiência de participar de seu primeiro Risorama e comemorou a oportunidade de ver as pessoas rindo sem máscaras. A comediante revelou que, quando começou a escrever piadas, passou a contar histórias antigas, da época em que tinha algum tipo de relacionamento ou comportamento específico.

Nini busca trazer leveza, rindo de si mesma e do cotidiano. Ela contou foi sobre o parto do primeiro filho, quando sofreu um abuso médico. Muitas mulheres se identificaram, pois passaram pela situação ou conhecem alguém que já havia passado. Elas entendem a referência. “Existem vários aspectos: Somos mães. Uma mãe solteira. Uma mãe solteira periférica. Entre outras coisas. Sempre tem alguém que está passando por algo parecido, só que nem todas percebem. Elas só percebem quando a gente fala sobre. Mas é um processo”.

A comediante afirma que percebe quando mulheres iguais a ela na plateia. E, por isso, fala sobre temas e assuntos que possam lhes interessar. “Quando eu tiver a oportunidade de fazer um grande show solo, eu vou priorizar a presença de mulheres no teatro. Principalmente das que tenham acabado de ter um filho. Porque elas precisam rir.”

O último desafio de comédia do qual Nini fez parte foi o show Fritada, em que cada participante é ser “zoado” por humoristas. Quando chegou sua vez, Nini teve que caçoar de uma mulher. Segundo ela, sua única preocupação era tentar não soar machista. “Apesar de ela não ter pensado em mim na hora de fazer a piada reversa, eu pensei nela. Acho que é muito importante respeitar outra mulher. Eu sempre faço piada com respeito. Mas foi um desafio. É um desafio.”

Imagem: Brenda Niewiorowski

Jhordan Matheus

Comediante de stand-up e ator, Jhordan Matheus divertiu o público, fez interações com a plateia e garantiu boas risadas de quem estava no evento. Ele, que é natural de Salvador e tem sete anos de carreira, comentou ser uma satisfação participar pela primeira vez do Risorama, afamado em todo os Brasil. “Para mim, poder estar representando a comédia preta em um festival como este, nesse momento, é uma mistura de sensações”, compartilha.

O humorista afirma que poder estar “colocando um pouco do novo” e, ao mesmo tempo, aprendendo com os outros comediantes é muito importante e também uma realização. Jhordan, que ganhou mais destaque após o vídeo “Rita, volta desgramada”, revela que foi a partir dele que conseguiu ter mais espaço para mostrar seu trabalho e assim se estruturar como comediante profissional. Para ele, a melhor parte do seu trabalho é ver crianças querendo ser comediantes, pois ele afirma que “muita gente foi salva pela comédia durante a pandemia.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Brenda Niewiorowski e Maria Pohler.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Chamas destruíram o quarto, mas não se alastraram para outros cômodos

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

O local fica na Rua João Negrão, em frente ao terminal do Guadalupe