ParanáGeral

Novo prédio de Complexo Penitenciário é inaugurado em Foz

Unidade conta com 725 vagas e é destinada a presos de maior periculosidade

 Novo prédio de Complexo Penitenciário é inaugurado em Foz

(Foto: Divulgação)

Foi inaugurado nesta semana um novo prédio no Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A unidade será destinada a abrigar presos homens de maior periculosidade, já que foi construída nos moldes de um presídio de segurança máxima.

Ao todo, a Penitenciária Estadual IV conta com 725 vagas que se somam as outras 2.568 já existentes no complexo. O espaço foi construído por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional. Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, a nova unidade contribui para a melhoria no trato e na ressocialização dos presos.

Além da construção do novo prédio, foram executadas reformas no prédio mais antigo do complexo, a Penitenciária Estadual I; além da ampliação da área administrativa da área administrativa da Penitenciária Feminina. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 20 milhões.

Para o coordenador-regional do Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu, Diego Rodrigues Dias, é um erro pressupor que aumento de vagas significa aumento no número de presos. Ele defende que o novo espaço contribui para atender a população carcerária já existente com dignidade.

O espaço deve receber os detentos mais perigosos, do sistema prisional de todo o Estado. A abertura de novas vagas contribui, ainda, para diminuir o volume de presos em prisões temporárias, que estão sendo gradativamente desativadas pela administração do sistema.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas