CuritibaDivirta-se

‘O Bêbado’ clássico curitibano ‘embriaga’ plateia

Peça de Fábio Silvestre completa 20 anos em 2023

 ‘O Bêbado’ clássico curitibano ‘embriaga’ plateia

Imagem: Divulgação

Drama, comédia, bebida, desastres amorosos e até referências curitibanas. Esses são alguns elementos abordados em uma mesa de bar, por Fábio Silvestre, que interpreta um homem embriagado no monólogo “O Bêbado”, escrito pelo próprio ator.

O espetáculo foi apresentado no sábado (1), no Teatro Regina Vogue, e marcou a volta de Fábio aos palcos depois de três anos, após distanciamento social da Covid-19.

Veja mais:

A peça completa 20 anos em 2023 e já é considerado um clássico curitibano, pela identificação que o público cria com as situações vividas pelo ator. “O bêbado é um personagem que todo mundo conhece, todo mundo sabe de um bêbado e quando eu conto essas histórias, muitas pessoas se identificam. A comédia é identificação”, explica Fábio Silvestre sobre o sucesso da peça.

Além disso, ele revela que usa referências curitibanas, como o “Oil Man”, o homem que anda por Curitiba de sunga e de bicicleta com óleo pelo corpo, para que os espectadores “entrem” na peça e se sintam mais próximos do que está sendo apresentado. Um exemplo disso é a executiva de vendas Jordana Vicci, que já assistiu a peça há 7 anos e aproveitou a volta, com o Festival de Curitiba, para relembrar a sessão teatral. “É uma peça que surpreende, e por ser um monólogo consegue ser diferente e atrativo”, ressalta a curitibana.

O espetáculo usa músicas melancólicas e bebidas cenográficas para representar um bar. O único ator em cena interpreta vários papéis, como uma travesti e um ex-ator de filmes adultos, que interagem com a plateia. A confusão mental e a sinceridade do embriagado tiram risos do público. Silvestre usa um traje social e consegue, com poucos elementos, mudar de personagem, como quando interpreta um pastor, utilizando apenas uma peruca e um pedaço de madeira, e consegue fazer isso de maneira impecável.

A obra foi escrita em 2003 e não sofreu alterações desde lá. “Eu escrevi o monólogo duas semanas antes da estreia e finalizei na madrugada do lançamento. E não fiz grandes mudanças nele”, conta. Por ser um texto antigo, alguns temas da época, que não são tolerados em 2023, são retratados na apresentação disfarçados de humor, como o machismo.

Quem é Fábio Silvestre?

Natural de Ponta Grossa (PR), Fábio Silvestre é ator, humorista, roteirista e diretor. Com Bacharel em Direção e Interpretação pela Faculdade de Artes do Paraná, já interpretou mais de 40 personagens no teatro, além de ter participado de programas na televisão, como A Praça é Nossa (SBT), Domingão do Faustão (Globo), Pânico na TV (Band) e dentre outros. Na atual edição do Festival de Curitiba, Fábio também vai estar na comédia “O Náufrago”, que estreia dia 08/04, às 20h, e no Stand Up “A Comédia É Engraçada”, no dia 06/04, às 20h, ambos no Teatro Ebanx Regina Vogue.

Informação: Matheus Karam, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa