O giro nas ruas desta semana é na Avenida Paraná

Foto: Daniel Castellano

HISTÓRICO 

Com mais de cinco quilômetros de extensão, a Avenida Paraná é uma importante via que percorre cinco bairros de Curitiba. Foi nomeada em 1965, pelo então prefeito, Ivo Arzúa Pereira.

Ela é a continuação da Avenida João Gualberto a partir do cruzamento da Rua Bom Jesus, no bairro Cabral, e se estende pelos bairros Bacacheri, Boa Vista, Tingui e termina no cruzamento da rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na região norte de Curitiba.

Devido ao grande movimento de veículos do transporte público, carros e pedestres, a Avenida Paraná foi contemplada para ter ampliação e melhorias no plano de obras da Copa do Mundo de 2014, porém, teve as obras finalizadas apenas em 2018.

Passando então a fazer parte de uma das três vias calmas da cidade, que tem como objetivo o compartilhamento do asfalto, com segurança, entre carros, motos e bicicletas e com prioridade de passagem aos pedestres.

Por conta disso, a Avenida agora tem velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora e conta com uma pista em cada sentido para veículos e uma ciclovia. A via calma ainda conta com terminais e estações tubo.

Além disso, na Avenida Paraná, é possível encontrar uma grande variedade de comércios e serviços.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Caio Vinicius, da Universidade Positivo

REPORTAGEM 

Em toda sua extensão, a Avenida Paraná é contemplada com a canaleta exclusiva de ônibus. Nela transitam além dos biarticulados (Santa Cândida/Capão Raso e Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão), linhas metropolitanas que aproveitam a via para diminuir o tempo de viagem.

Na avenida, além de sete estações tubos, se encontram os terminais Cabral, Boa Vista e Santa Cândida, que juntos atendem mais de 40 linhas de Curitiba e região metropolitana.

Uma das passageiras que utiliza a via exclusiva de ônibus na Avenida Paraná quase todos os dias, é a estudante de pedagogia Thayná Vitória, que considera a via muito prática para os usuários do transporte público, já que que se gasta menos tempo no deslocamento.

Segundo ela, outro fator que ajuda a mobilidade na região, são as estações tubos estarem bem localizadas, próximas a comércios e serviços.

Por ter uma grande circulação de pessoas, na Avenida Paraná, a Rua da Cidadania e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da regional Boa Vista, estão localizadas na via. Um dos locais que também atende a população no logradouro, é a academia Vital Fitness, que está há mais de vinte anos no local. De acordo com a dona do estabelecimento e personal trainner, Joely Ihlenffeldt, por estar em uma região de grande fluxo de pessoas, a avenida é excelente para ter estabelecimentos comerciais.

Outro fator destacado por ela, é sobre o limite de velocidade de trinta quilômetros por hora da via calma da região norte, que de acordo com a personal trainer, quando respeitada pelos motoristas, a via calma é boa para segurança no trânsito,  porém, ainda precisa de mais sinalização nos trechos de cruzamentos com os ônibus que passam pelo local, já que os acidentes que acontecem, com ônibus e carros, podem ser mais frequentes.

A Avenida Paraná está passando também por um processo de arborização e paisagismo, como a Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, e futuramente além dos biarticulados, ela poderá contar com mais uma característica de Curitiba, que são as árvores.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Caio Vinicius.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem