ParanáGeral

Obras estão suspensas por tempo indeterminado na Ilha do Mel

A medida atende uma recomendação emitida pelo MP-PR e MPF ao Governo do Paraná

 Obras estão suspensas por tempo indeterminado na Ilha do Mel

Divulgação/BPMOA

Estão suspensas, por tempo indeterminado, a realização de novas construções ou ampliações na Ilha do Mel, no litoral do Paraná. A medida atende uma recomendação emitida pelo Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal ao Governo do Paraná, que administra o território da Ilha do Mel, por meio do Instituto Água e Terra.

A recomendação vale para obras destinadas para moradia e comércio, com exceção das obras consideradas emergenciais devidamente justificadas. De acordo com os MP ́s o “Plano de Uso Inicial da Ilha do Mel de 1985 foi o único aprovado pela Superintendência do Patrimônio da União do Paraná́” e previa, em 1980, um levantamento de 320 residências, 30 edificações de serviços e 606 habitantes, sem nenhuma pousada ou atividade comercial.

Veja mais:

O documento cita ainda que cerca de 81% da superfície da Ilha constitui uma Estação Ecológica e que a área “de especial proteção ambiental” é “alvo de ocupação desordenada por residências, pousadas e outros empreendimentos”. Há também, citações de investigações em andamento na ampliação irregular de alguns empreendimentos da região.

Outro ponto citado é a falta de fiscalização do Instituto Água e Terra que “continua a conceder licenças ambientais para construções e reformas na Ilha do Mel, inclusive, para empreendimentos comerciais de luxo”.

Em nota, o IAT informa que “suspendeu, em abril, a realização de novas construções ou ampliações na Ilha do Mel” a pedido da Secretaria de Patrimônio da União. A suspensão é válida até a conclusão do Plano de Uso e Ocupação do Solo da localidade seja concluído, o que ainda não tem prazo para acontecer.

Informações: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Carretas usam área de escape na BR-376

Carretas usam área de escape na BR-376

Dois caminhões entraram na área de escape do km 667 da BR-376 neste sábado (27).

Frente fria muda o tempo no Paraná

Frente fria muda o tempo no Paraná

Chuvas são previstas na metade sul do Estado.

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória