ParanáGeral

Ocupação de UTI adulta no Paraná está em 91%

Nos leitos adulto a ocupação é de 93%, na UTI pediátrica, está em 78%

 Ocupação de UTI adulta no Paraná está em 91%

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A taxa de ocupação nos hospitais do Paraná segue alta. Em alguns, como é o caso do Hospital de Clínicas, a semana começou com 100% da UTI adulta ocupada. Segundo a assessoria de comunicação do HC, são pacientes com patologias diversas. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde 91% dos leitos de UTI do estado estão ocupados. Com relação aos leitos adulto a ocupação é de 93%, já na UTI pediátrica a taxa de ocupação é um pouco menor, está em 78%.

Na semana passada a Sesa informou que de março até o dia 01 de junho, foram abertos 80 novos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo, que foram instalados gradativamente em pelo menos seis hospitais do estado. A iniciativa, segundo a Sesa, foi por conta do já esperado aumento da demanda nos meses de inverno, período em que são registrados mais casos de pacientes com problemas respiratórios.

E essa alta na demanda registrada em muitos hospitais nestes meses tem refletido em um tempo maior de espera no atendimento dos pacientes. Alguns reclamam da demora, em especial no pronto atendimento. O bancário Evaldo Carlos de Souza diz que ficou quase seis horas com o filho de seis anos de idade no Hospital Pequeno Príncipe nesta segunda-feira. Segundo ele, mesmo tendo plano de saúde o menino, que estava com febre e dificuldade para respirar, ficou das dez da manhã até pouco antes das quatro da tarde aguardando atendimento.

Por meio de nota o Hospital Pequeno Príncipe informou que seu serviço de pronto atendimento prioriza os pacientes em condições clínicas mais graves, de acordo com protocolos de referência internacional. Ainda de acordo com o hospital, a média de espera de quatro a cinco horas, registrada durante o mês de maio, está relacionada a casos classificados como não urgentes.

Avatar

vanessa.fontanella

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave