Olimpíada Filosófica traz as reflexões da disciplina para mais perto do universo estudantil

 Olimpíada Filosófica traz as reflexões da disciplina para mais perto do universo estudantil

(Foto: divulgação/Wilson José Vieira)

(Foto: divulgação/Wilson José Vieira)

Sócrates, Aristóteles, Platão. Os nomes são conhecidos na filosofia, mas parecem longe da realidade do universo jovem. Foi justamente pensando em aproximar os conceitos trazidos pelos grandes pensadores ao mundo estudantil que professores da rede pública de ensino de Curitiba decidiram criar a Olimpíada Filosófica. O projeto já está na sétima edição e neste ano contou com a participação de 15 colégios que inscreveram mais de 280 trabalhos em audiovisual. A maior parte dos vídeos é de alunos do ensino médio.

A proposta funciona assim: os professores de filosofia da escola participante devem trabalhar as questões da disciplina com os estudantes juntamente com a linguagem do cinema. Os alunos produzem um roteiro trazendo para o cotidiano o assunto abordado em sala de aula. Depois, são eles mesmos que devem gravar um curta-metragem que, por fim, é exibido na mostra final.

A iniciativa acontece em parceria com o Núcleo de Estudos da Filosofia do Setor de Educação da UFPR. O coordenador do grupo, Geraldo Balduíno, conta que a metodologia nasceu a partir de uma inquietação dos professores da disciplina.

Dos trabalhos inscritos, 90 foram selecionados para a olimpíada, realizada nesta sexta-feira (18) em Curitiba, no campus Rebouças da UFPR. Desta vez, escolas da rede municipal e algumas da rede particular também decidiram participar. A intenção é ampliar o projeto e atrelá-lo a outras iniciativas que já ocorrem em outros estados, organizando futuramente uma mostra nacional.

O professor Edson Resende destaca que a produção de curtas-metragens traz para mais perto dos estudantes a reflexão filosófica.

Os estudantes produzem os vídeos em grupos. A equipe do aluno Brian Korevaae, que está no segundo ano do ensino médio, pensou em levar para o vídeo um tema profundo: os desejos humanos e o respeito ao próximo.

Edduarda Porcot está no último ano do ensino médio e também participou da olimpíada. No curta-metragem que ela ajudou a produzir outro tema polêmico: as fake news e as falácias – mentiras presentes no discurso do outro.

A colega de Edduarda, Agátha Schweger,ressalta um dos ensinamentos mais marcantes da reflexão produzida com base na confecção do vídeo.

A próxima edição da Olimpíada Filosófica acontece no final do ano que vem. Os colégios que desejarem participar podem saber mais sobre a iniciativa no link (http://www.educacao.ufpr.br/portal/nesef/vii-olimpiada-filosofica/).

Reportagem: Juliana Goss

(Foto: divulgação/Wilson José Vieira)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba