Operação Motos combate tráfico e contrabando na Fronteira
Objetivo é reduzir a circulação de armas de fogo, drogas e contrabando
Uma operação coordenada pela Receita Federal nesta sexta-feira (24) pretende aumentar a fiscalização na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O foco está na revista de motos e motociclistas. Diariamente, cerca de 20 mil motocicletas passam pela Aduana da Ponte Internacional da Amizade.
Câmeras de alta precisão instaladas em vários pontos da fronteira também são utilizadas para identificar possíveis suspeitos. O objetivo é coibir o tráfico de armas de fogo. Além disso, as autoridades pretendem frear o tráfico de drogas e a entrada de mercadorias contrabandeadas.
Apesar do foco em moto, a Ponte Internacional da Amizade também recebe diariamente a travessia de mais de 40 mil carros e mais de 80 mil pessoas. No entanto, são por meio de motocicletas que vários crimes fronteiriços são cometidos.
A Operação Motos é coordenada pela Receita Federal com o apoio de oito instituições públicas federais, estaduais e municipais. As ações contam com 122 servidores e três cães de faro. Além disso, um helicóptero e vários drones são utilizados para ampliar o poder de fiscalização.
A ação integra a Operação Trigger, da Interpol. O principal objetivo é o desenvolvimento de ações integradas entre países para reprimir crimes. Os trabalhos são desenvolvidos desde 13 de março e seguem até 2 de abril.
Informações: Angelo Sfair