Paciente com febre amarela morre em Morretes

 Paciente com febre amarela morre em Morretes

Foto: divulgação/ SESA

Um homem de 64 anos, morador de Morretes, no litoral do Paraná, morreu de febre amarela logo após o caso dele ser informado pela Secretaria Municipal de Saúde. O óbito foi quarta (6) à tarde, e a informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde, segundo a Prefeitura da cidade.

O paciente vivia na localidade chamada de Candonga, que fica a cerca de 20 quilômetros do Centro de Morretes, perto da BR-277. Ele passou a vida toda na região e não tinha viajado recentemente, o que indica que o registro é possivelmente autóctone (quando a doença é contraída no local onde a pessoa reside).

Em entrevista à BandNews, o prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho, explicou que há equipes técnicas em campo e que os profissionais têm trabalhado para conscientizar a população sobre a importância da vacina. Ele ressalta, no entanto, que o Poder Público não pode forçar as pessoas a receber a imunização.

A confirmação da doença no paciente veio menos de uma semana após a Prefeitura da cidade confirmar a morte de um macaco por febre amarela. Foi na região da localidade São João da Graciosa, que fica a cerca de 15 quilômetros do Centro e a aproximadamente 30 quilômetros de onde o idoso morava.

Ainda conforme o prefeito, ao menos por enquanto, não há outros casos em investigação na cidade.

Com este caso, sobe para seis o número de registros de febre amarela confirmados no Paraná. Os outros são na capital (1); em Adrianópolis, na Grande Curitiba (2); em Campina Grande do Sul, também na região metropolitana (1), e em Antonina, no litoral (1). O estado também já tem ao menos 168 notificações suspeitas de janeiro até agora, dentre as quais 48 ainda estão em investigação.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de todas as cidades paranaenses e a imunização é a única forma comprovada de prevenir a doença. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que as pessoas que vivem perto de áreas de mata usem camisas de manga longa, mesmo em dias quentes, além de calças compridas e muito repelente. Lembrando que a imunização leva 10 dias para fazer efeito no organismo.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba