Pacientes contaminados com Covid-19 encontram dificuldades na transferência para leitos de UTI na Grande Curitiba

 Pacientes contaminados com Covid-19 encontram dificuldades na transferência para leitos de UTI na Grande Curitiba

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

 Apesar do índice de ocupação de leitos de UTI estar em 72% no Paraná, pacientes encontram dificuldade para utilizar as Centrais de Terapia Intensiva.

Internada desde segunda-feira (16) na Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a sogra de Poliana da Silva Fernandes apresenta quadro grave com suspeita de infecção por Covid-19. O pedido por uma vaga já foi feito, mas ainda não atendido. Enquanto isso, Rosângela Costa, de 58 anos, que é obesa, fumante e hipertensa, aguarda na área de emergência para Covid-19 da UPA. É o que relata Poliana.

São José dos Pinhais tem vinte leitos de UTI, sendo que quatro são exclusivos Covid-19. Todos os leitos estão ocupados. A Secretária Municipal de Saúde Débora Cristina Chemin explica como estão funcionando os atendimentos aos casos de coronavírus na cidade.

Segundo a secretária, a gestão de leitos de UTI de Covid-19 em todo o Paraná é feita pela Central de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, que coordena o processo de transferência dos pacientes.

Diante do aumento repentino do número de casos, a secretária reforça a necessidade de que a população siga observando os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus.

A paciente mencionada na reportagem segue na lista de espera por uma vaga de UTI de Covid-19.

Reportagem: Davido Musso e Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos