Pacientes pós Covid-19 tratam sequelas pelo SUS, em Curitiba

 Pacientes pós Covid-19 tratam sequelas pelo SUS, em Curitiba

Foto: divulgação/ HUC

WhatsApp-Image-2021-04-27-at-09 23 29
Foto: divulgação/ HUC

Curitiba tem 177 mil 374 pacientes recuperados da Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, nesta segunda-feira (26). Mesmo com a recuperação, os pacientes pós coronavírus precisam superar as sequelas, como falta de ar, dificuldade ao andar e cansaço extremo. Em alguns casos, os pacientes precisam de ajuda para ir ao banheiro ou para comer. É o caso da manicure Ruthe Plefka, de 59 anos, que ficou 16 dias intubada.

O Hospital Universitário Cajuru, em parceria com uma universidade privada, montou um ambulatório especializado em recuperação pós Covid-19, com atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início do projeto, cerca de 60 pessoas receberam tratamento físico e psicológico. Uma delas foi a manicure.

O atendimento no ambulatório começou a operar em novembro de 2020, como projeto piloto. A média é de 6 a 8 pacientes por semana. A pesquisadora do ambulatório, Cristiana Baena, comenta que os recuperados que chegam ao laboratório costumam apresentar dois principais sintomas: fadiga e ansiedade.

Dependendo da sequela, os pacientes recebem atendimento especializado em pneumologia, fisioterapia respiratória e funcional, psicologia, neuropsicologia e cardiologia.

De acordo com a pesquisadora, o impacto prolongado da Covid-19 é maior do que se esperava.

O serviço funciona às quintas-feiras, no período da tarde, no ambulatório do Cajuru. Para receber atendimento, é preciso ter encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde ou receber alta em um hospital do SUS.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos