Pandemia fez com que os paranaenses se endividassem menos em 2020, segundo Fecomércio PR

 Pandemia fez com que os paranaenses se endividassem menos em 2020, segundo Fecomércio PR

Foto: Divulgação/Unsplash

emil-kalibradov-mBM4gHAj4XE-unsplash
Foto: Divulgação/Unsplash

Ao contrário da expectativa, a pandemia fez com que os paranaenses se endividassem menos em 2020. A média anual de endividados no estado foi de 89,6%. Em 2019, a média foi de 90,4%, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O cálculo de endividados considera, por exemplo, grandes compras financiadas ou parceladas. Para o diretor da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, o cenário de incertezas fez com que as famílias priorizassem quitar dívidas prévias.

Apesar da redução registrada, o Paraná está entre os três estados com maior índice de endividamento no país.

A redução do endividamento foi mais expressiva entre famílias com renda de até 10 salários mínimos. Nesse grupo, a média anual foi de 88,6% em 2020, contra 89,6% em 2019. Já nas famílias com maior renda, houve um aumento no endividamento. A média anual passou de 94,4% em 2019 para 94,5% em 2020. Para 2021, a vacina é o ponto de virada para a vida cotidiana e para o cenário econômico, segundo o diretor.

No setor de serviços, o turismo foi a atividade mais impactada no estado. Consequentemente, bares e restaurantes também sofreram. No setor do varejo, vestuário e calçados sofreram o maior corte.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba