Pane gera prejuízos ao consumidor. Saiba seus direitos
Sem acesso a internet, impossibilitados de usar o telefone celular e com problemas para pagamento de contas nos bancos, muitos paranaenses enfrentaram transtornos e dores de cabeça. Como se não bastasse, alguns deles ainda saíram no prejuízo! Por exemplo, com bancos fechados na maior parte da tarde, muitos não puderam pagar contas com vencimento na data de hoje (quarta). Mas a notícia é boa: o credor tem que prorrogar o prazo para o pagamento. Caso não faça isso, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa, como explica a coordenadora do PROCON no Paraná, Cláudia Silvano.
Para aqueles que tiveram problemas para usar o celular, vale a mesma regra. A coordenadora explica, por exemplo, que para aqueles usuários que possuem planos mensais, é possível solicitar o desconto referente a um dia de serviço.
Além disso, se alguém teve prejuízos maiores, como deixarde fechar um negócio pela falta de internet, por exemplo, é possível buscar ressarcimentos na justiça.
Nesses casos quem vai avaliar o prejuízo e quantificar um valor a ser pago para o consumidor é o juiz que vai ficar responsável pelo caso.