ParanáGeral

Paraná alcança novo recorde na abertura de empresas

Em abril, quase 5 mil processos foram concluídos no estado

 Paraná alcança novo recorde na abertura de empresas

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná alcançou em abril um novo recorde no tempo médio para registro de empresas, que foi de 11 horas e 16 minutos. Esse foi o 4º melhor tempo entre todos os estados do país, com um movimento de quase 5 mil processos no período.

Veja mais:

O tempo envolve desde a etapa de viabilidade até a efetivação do registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Os estados de Sergipe (7 horas), Amazonas (8 horas) e Mato Grosso (10 horas) ocuparam as primeiras posições no ranking de tempo médio, mas concentram menos processos, juntos, do que os movimentados no Paraná no período. A média nacional foi de 1 dia e 10 horas, ou 34 horas, em abril.

No Sul, Santa Catarina teve tempo de 1 dia e 10 horas e o Rio Grande do Sul, 12 horas. No Paraná, o tempo médio foi reduzido em três e meia de março a abril. Em relação a abril de 2019, último dado consolidado da plataforma Rede Sim, do governo federal, por exemplo, houve redução de quase 3 dias: na época o prazo era de 3 dias e 6 horas.

Até então os recordes tinham sido justamente no mês passado e as 14 horas e 22 minutos de outubro do ano passado. A meta, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), é alcançar o tempo médio de seis horas entre o momento que o empresário requisita o CNPJ no site do órgão e o momento em que ele obtém o registro.

Saldo positivo

No primeiro quadrimestre de 2023, o Paraná registrou saldo positivo no número de empresas, que é a diferença entre número de empresas abertas (97.552) e as fechadas (52.887) no período. Entre janeiro e abril foram contabilizadas 44.665 novas empresas. O saldo em abril ficou em 10.045 (diferença entre 21.361 aberturas e 11.316 baixas).

A natureza jurídica de maior prevalência entre os 97,5 mil pedidos de registro continua sendo de microempreendedor Individual (MEI)- sete em cada 10 solicitações recebidas pela Jucepar. Na sequência aparecem solicitações de Sociedade Empresária Limitada (22%), empresa individual (2%), e os tipos sociedade anônima fechada, cooperativa, sociedade anônima aberta e consórcio com percentuais abaixo de 1%.

Entre as 58,8 mil empresas que solicitaram baixa no órgão, 74% eram MEIs, 17% de Sociedades Empresárias Limitadas, 8% de empresas individuais, e o restante sociedade anônima fechada, cooperativa, sociedade anônima aberta e consórcio com percentuais abaixo de 1%.

Informações: Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

No estado, aviso de declínio de temperatura alcança o Centro Norte e o Oeste

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Durante o atendimento à ocorrência, o tráfego chegou a ser concentrado em apenas uma faixa

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

É a segunda remessa de veículos e equipamentos encaminhados pelo Instituto Água e Terra

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

São dois animais treinados desde filhotes para fazer este tipo de trabalho