Paraná busca aumentar exportações de leite

 Paraná busca aumentar exportações de leite

Foto Jonas Oliveira/ ANPr

Foto Jonas Oliveira/ ANPr

O Paraná quer se tornar um grande exportador de leite. Em volume, esse é o quarto item mais produzido no Estado, atrás apenas da soja, frango e do milho. O assunto foi debatido ontem (18), durante um encontro da Aliança Láctea Sul, que reúne os três estados do Sul e busca o crescimento da cadeia produtiva do leite no país. Os avanços da sanidade e da rastreabilidade animal são apontados como prioridades para melhorar a qualidade e competitividade dos produtores locais.

A região Sul é responsável por 40% da produção de leite no País, enquanto tem apenas 15% dos consumidores brasileiros. De acordo com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná tem boas chances de conquistar rapidamente esse mercado.

O primeiro estado produtor é Minas Gerais. O município de Castro, nos Campos Gerais, é considerado a “Capital Nacional do Leite”, reconhecida por lei federal. A cidade é a maior produtora do país, com 255 milhões de litros por ano. Em média, são produzidos 7,4 mil litros de leite por cabeça por ano, isso é 146% maior que a média estadual.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba