ParanáGeral

Paraná distribui vacinas bivalentes para as Regionais de Saúde

A expectativa da Sesa é imunizar nesta primeira fase mais de 960 mil pessoas

 Paraná distribui vacinas bivalentes para as Regionais de Saúde

Foto: Danilo Avanci/SESA

O Paraná começou hoje (23) a distribuição das 205.200 doses das vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19. Armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, os imunizantes estão sendo levados, via terrestre, para as 22 Regionais de Saúde.

Com a chegada das doses, a previsão é que os municípios comecem na segunda-feira (27) a nova fase da Campanha Nacional de Vacinação 2023. O imunizante bivalente protege contra o coronavírus e as variantes, inclusive a Ômicron.

Veja mais:

Para receber a vacina, é necessário ter completado o esquema de imunização contra a doença, com as duas primeiras doses ou a dose única da vacina monovalente. Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), as doses são específicas para grupos prioritários.

Nessa primeira etapa, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

De acordo com estimativas do governo federal, no Paraná cerca de 2,3 milhões de pessoas (2.318.337) fazem parte de grupos prioritários. A expectativa da Sesa é imunizar nesta primeira fase mais de 960 mil pessoas (964.226). A segunda fase da campanha de vacinação, voltada para pessoas de 60 a 69 anos, está prevista para março.

Na terceira fase devem ser vacinadas gestantes, puérperas. Na quarta fase, trabalhadores da saúde. E na quinta fase, pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Os ventos podem chegar até 60 km/h e há risco de queda de granizo

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Paraná

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Paraná

Os agentes vão atuar em ações contra organizações criminosas e crimes transnacionais nas fronteiras

Homem morre após ser atingido por queda de árvore

Homem morre após ser atingido por queda de árvore

Caso aconteceu em São José dos Pinhais; outras duas pessoas ficaram feridas