ParanáGeral

Paraná encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992

A identificação se deu com o confronto com o DNA de familiares do menino

 Paraná encontra materiais genéticos de Leandro Bossi, desaparecido em 1992

Foto: divulgação

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) confirmou que ossada analisada como sendo de Leandro Bossi, é a mesma que foi encontrada em fevereiro de 93 na mata onde também foi encontrado, no ano anterior, o corpo de outra criança: Evandro Ramos Caetano de seis anos.

Na época um exame de DNA havia apontado que os ossos eram de uma menina. Agora, esses fragmentos foram enviados para o laboratório da Polícia Federal em Brasília e submetidos a um teste de DNA mitocondrial, que é uma técnica mais sensível e assertiva. Foi feita então uma comparação com o material genético da mãe, com resultado de 99,99% de compatibilidade. E depois de 30 anos sem respostas, a confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

Leandro Bossi desapareceu em 15 de fevereiro de 1992, durante um show em Guaratuba, no litoral do Estado. Na época ele tinha sete anos de idade. Menos de dois meses depois, foi registrado o desaparecimento de outra criança na cidade, o menino Evandro Ramos Caetano, de seis anos. O corpo de Evandro foi encontrado cinco dias depois, em 11 de abril, em um matagal, sem vários órgãos e com os pés e mãos amputados. O caso teve grande repercussão e a morte chegou a ser ligada a rituais religiosos, duas irmãs e três pais de santo foram presos suspeitos de participação no crime. Elas ficaram conhecidas como as bruxas de Guaratuba e somente anos depois foram inocentadas. Mas o desaparecimento do menino não havia sido até então solucionado.

Apesar dessa ossada ter sido encontrada em fevereiro do ano seguinte no mesmo local, não havia confirmação de que eram de Leandro. E agora, apesar da compatibilidade confirmada, ainda restam importantes informações pendentes quanto a morte da criança. Segundo a delegada do Sicride, Patricia Nobre estes esclarecimentos só serão possíveis com a análise do inquérito do caso, que está arquivado em Guaratuba.

O irmão de Leandro, Lucas Bossi, considerou a demora como traição.

No Paraná restam 26 crianças desaparecidas. Outros sete fragmentos ósseos estão sendo analisados em Brasília e serão comparados com amostras genéticas das famílias.

Reportagem Vanessa Fontanella

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

1.107 candidatos concorrem a vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Abertura das ações em prol da saúde feminina teve presença da primeira-dama do Paraná

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Índice de Confiança do Empresário Industrial, da Fiep, avançou três pontos na comparação com agosto

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

As participantes vão competir oferecendo valores cada vez menores, até um tempo limite ser atingido