ParanáGeral

Paraná envia equipe e helicóptero do BPMOA para SC

A missão é para auxiliar nas operações de Defesa Civil em Rio do Sul

 Paraná envia equipe e helicóptero do BPMOA para SC

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma equipe e um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) seguem para a região de Rio do Sul, em Santa Catarina, nesta segunda-feira (9). A missão, determinada pelo governo do Paraná neste domingo (8), é para auxiliar nas operações de Defesa Civil na região afetada pelos temporais que atingem o estado desde o início da semana.

A equipe aérea é formada por quatro militares: major Alexandre Creplive Zem, 1º tenente Leonardo Andri Doris, cabo Rudy Prestes Carvalho e cabo Wilson Magalhães Junior. A aeronave Falcão F8, destinada para a missão, é equipada para salvamento e socorro. O grupo vai se apresentar no Colégio Dom Bosco, base de operações aéreas em Santa Catarina e vai atender às orientações das forças de segurança do estado vizinho, podendo atuar na busca de pessoas, resgate e envio de mantimentos.

De acordo com a Defesa Civil, Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, corre o risco de enfrentar uma enchente de 14 metros. No sábado, o Rio Itajaí-Açu chegou ao nível de 9,33 metros. Com a instabilidade que se mantém em todo o estado, há possibilidade de temporais e chuva intensa e volumosa neste domingo. Com isso há risco alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

A previsão é que os acumulados de chuva variem entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, com volume entre 50 e 70 mm. 

Avatar

vanessa.fontanella

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior