CuritibaGeral

Paraná: espera por transplante de córnea chega a quatro meses

Estado registra segundo menor tempo na fila de espera do país, atrás apenas do Ceará

 Paraná: espera por transplante de córnea chega a quatro meses

Foto: Robson Torres

Quatro meses. Esse é o tempo médio que um paciente aguarda para conseguir um doador de córnea no Paraná. Os longos 119 dias de espera representam o segundo menor tempo do país, atrás apenas do Ceará, com 63 dias. No Brasil, a média é de 194 dias, ou seja, são seis meses e meio aguardando pelo procedimento. A fila é formada por 28.937 brasileiros. O número quase triplicou em uma década. Em 2014, eram 10.734 pacientes. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), uma das justificativas para o aumento foi a pandemia da Covid-19, que impactou os procedimentos eletivos. Em 2020, o número de pacientes na fila saltou para 16.337, um crescimento de 33% em relação a 2019 (12.212). O médico oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Robson Torres, explica que outro obstáculo era o receio do doador ter tido Covid-19 e a doença ser transmitida por meio da doação.

LEIA MAIS

O transplante de córnea é a substituição parcial ou total do órgão doente por outro saudável. Em geral, a cirurgia é indicada para pacientes que apresentam doenças que alteram o formato ou a transparência da córnea.

O médico lembra ainda que o transplante é a única chance destes pacientes recuperarem a visão e a qualidade de vida. Para que o tempo na fila de espera seja menor é necessário que os brasileiros se conscientizem sobre a importância da doação de órgãos.

No Paraná, há 3,8 mil pessoas na fila de transplantes, sendo a maioria por transplante de rim (2.134), seguido de córneas (1.420), fígado (245) e coração (41).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

felipe.lunardi

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Caso aconteceu nesta segunda-feira (16) no município de Rebouças, no Paraná

Animal silvestre é resgatado em Pinhais

Animal silvestre é resgatado em Pinhais

Macaco foi encontrado dentro de uma gaiola na casa do suspeito

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

O julgamento está previsto para os dias 10,11 e 12 de setembro de 2025.