Paraná está perto de atingir limite máximo de leitos disponíveis, diz diretor de gestão em vigilância da SESA

 Paraná está perto de atingir limite máximo de leitos disponíveis, diz diretor de gestão em vigilância da SESA

mais-leitos-sesa

O Paraná está perto de atingir o limite máximo de leitos de saúde disponíveis, de acordo com a Secretaria estadual da Saúde. Se não forem tomadas medidas drásticas para que a contaminação da covid-19 caia, não haverá leitos suficientes para a população, é o que explica o diretor de gestão em vigilância da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak.

Mesmo que o Estado tivesse capacidade infinita para tratar todos os pacientes, entre 20 e 25% dos pacientes que internam vão a óbito.

Com hospitais perto da capacidade máxima, pacientes da Região Metropolitana de Curitiba são transferidos para outras regiões do Paraná. Vinicius comenta que esse procedimento é usual, como casos de infarto e trauma, e não se aplica apenas agora na pandemia. Ele conta que a transferência funciona assim: o hospital é comunicado para a reserva da vaga e depois o paciente é transferido conforme a gravidade do caso.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, hospitais de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e de Irati, Guarapuava e Telêmaco Borba, na região Central, são regiões que têm recebido alguns pacientes de outros municípios. Nos próximos dias, o Governo deve ativar de 80 a 100 leitos UTI e de 100 a 200 leitos de enfermaria, para pacientes com o coronavírus ou com suspeita.

O grande problema, como afirma o diretor, é a carência de profissionais, sendo que grande parte daqueles que atuam na área da saúde já estão esgotados.

Atualmente, aproximadamente 2.500 paranaenses estão internados, em hospitais públicos e privados do Paraná, nos leitos exclusivos para o coronavírus.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos