Paraná firma compromisso pela redução de 50% no número de acidentes de trânsito em 10 anos

 Paraná firma compromisso pela redução de 50% no número de acidentes de trânsito em 10 anos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Nos próximos 10 anos, o Paraná quer reduzir à metade o número de acidentes de trânsito no estado. A intenção consta em compromisso assinado pelo governador Ratinho Junior, junto ao Governo Federal.

O documento formaliza a adesão do Paraná ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), do Ministério da Infraestrutura. Segundo a pasta, as ações previstas para o programa têm o potencial de preservar 86 mil vidas em todo o Brasil, em 10 anos. Com as mortes evitadas, o órgão projeta uma economia superior a R$ 290 bilhões no mesmo período, com gastos de saúde e previdência.

Para cumprir com o objetivo, o estado terá de adotar ações e políticas públicas em seis áreas: gestão de segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e a normatização e fiscalização. Dados do anuário estatístico do Detran-PR apontam que entre 2015 e 2020, uma média de 36.820 acidentes de trânsito foram registrados no Paraná. A média anual de mortes é de 1.603.

A carta de adesão do Governo do Estado ao Pnatrans foi assinada pelo Governador Ratinho Junior no mês passado, durante a Semana Nacional de Trânsito.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem