Paraná formaliza intenção de compra de vacinas diretamente com os laboratórios fabricantes

 Paraná formaliza intenção de compra de vacinas diretamente com os laboratórios fabricantes

Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Paraná formalizou a intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto a laboratórios que produzem o imunizante.

Oito cartas foram encaminhadas neste mês destacando o desejo de comprar imediatamente 16 milhões de doses da vacina. Essa quantia pode chegar a 33 milhões de doses, dependendo da capacidade de entrega das farmacêuticas. Na prática, se a negociação for confirmada, as remessas seriam encaminhadas para o Ministério da Saúde como forma de incrementar o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso significa que as doses seriam distribuídas para todos os estados do País conforme regramento do Governo Federal. Com as conversas em fases iniciais, não há previsão, ainda, de quando, de fato, essas doses poderiam ser adquiridas pelo estado.

O diretor-executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Setti, afirma que a mobilização já teria iniciado no fim de fevereiro, assim que o Superior Tribunal Federal autorizou os estados e municípios a comprarem os imunizantes por conta própria.

A decisão do STF, no entanto, tem uma condição: as compras podem ser feitas se a união falhar no plano de imunização. É por isso que as remessas serão enviadas para que o Ministério da Saúde faça a distribuição.

A medida foi anunciada durante o encontro presencial do governador do Paraná, Ratinho Junior, com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Santa Catarina, Carlos Moisés, nesta quarta-feira (17), em Florianópolis. Eles formalizaram o consórcio saúde, com a intenção de controlar o estoque dos medicamentos por uma central de insumos, com a troca de boletins diários sobre as quantidades disponíveis de medicamentos, equipamentos e materiais.

O secretário da saúde do Paraná, Beto Preto, considera que as medidas são formas de demonstrar a solidariedade entre os estados vizinhos.

Os gestores discutiram também a possibilidade de ampliar as reuniões com laboratórios que produzem o imunizante, fazendo com que o grupo fique numa espécie de fila de espera pela vacina. Há, inclusive, a intenção de formatar um fundo financeiro único entre os três estados com o objetivo de ganhar musculatura no mercado internacional de imunizantes. 

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos