ParanáEconomia

Paraná ganha novo índice para avaliar a inflação de alimentos

Ferramenta vai possibilitar uma análise mensal do preço de 35 itens alimentícios

 Paraná ganha novo índice para avaliar a inflação de alimentos

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foi lançado nesta quinta-feira (15) o Índice de Preços Regional (IPR). A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) vai possibilitar uma análise mensal do preço de 35 itens alimentícios nos seis maiores municípios do estado.

Veja mais:

O diretor-presidente do Ipardes, Marcelo Curado, explica que com o IPR será possível calcular a variação no preço de alimentos e bebidas, com a indicação média da inflação no Paraná.

Em novembro o levantamento apontou uma alta de 1,29% na comparação com o mês anterior. Entre os itens que puxaram essa alta estão a cebola, que subiu 23,3%. Em seguida vieram o tomate (14,17%), a batata-inglesa (10,98%), a laranja-pêra (9,03%) e a maça (5,91%). Também foram registradas queda no preço de alguns itens avaliados, a mais expressiva foi a do frango que ficou 4,54% mais barato.

Destaque também para o leite integral (-2,98%), margarina (-1,55%), café (-1,16%) e queijo mussarela (-1,03). Em comparação ao mesmo período do ano passado o índice foi 0,33% superior e no ano a variação acumulada foi de 15,85%. Entre janeiro e novembro a batata-inglesa, item que mais subiu, teve alta de 106,94% em relação ao acumulado no mesmo período de 2021.

A maior queda ficou por conta do feijão-preto, 10,07 mais barato no período. Já no acumulado dos últimos 12 meses, entre dezembro do ano passado e novembro desse ano, o IPR fechou com índice 15,1% superior ao registrado nos 12 meses anteriores. A cebola puxou a alta com variação de 155,31%. E a queda mais uma vez ficou por conta do feijão-preto, 12,19% mais barato no período.

O diretor de Estatísticas do Ipardes, Daniel Nojina, explica que fatores como o clima, a guerra na Ucrânia e a pandemia da Covid-19 refletem na variação de preços.

O Ipardes realiza uma média de 360 mil cotações por mês. As informações são retiradas das notas fiscais de 366 estabelecimentos comerciais nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Marcelo Curado destaca que o indicativo, além de ser uma importante ferramenta para o consumidor, vai contribuir inclusive para criação de políticas públicas voltadas ao setor alimentício.

Os 35 produtos avaliados foram escolhidos por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representam 65% das compras de comidas e bebidas dos paranaenses. Os dados completos do IPR podem ser consultados no site do Ipardes, através do painel interativo.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

jully.mendes

Carretas usam área de escape na BR-376

Carretas usam área de escape na BR-376

Dois caminhões entraram na área de escape do km 667 da BR-376 neste sábado (27).

Frente fria muda o tempo no Paraná

Frente fria muda o tempo no Paraná

Chuvas são previstas na metade sul do Estado.

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória