Paraná identifica primeira infecção simultânea por covid-19 e dengue

 Paraná identifica primeira infecção simultânea por covid-19 e dengue

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

news_interna_20200401_AGB_lacen_gov22
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná confirmou ontem (27) o primeiro caso simultâneo de covid-19 e dengue. O paciente é um homem de 31 anos, morador de Ortigueira, na região dos Campos Gerais. Ele já deixou o hospital e passa bem. A co-detecção foi identificada por meio de exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente infectado simultaneamente pelos dois vírus não manifestou sintomas da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Ele foi internado para o tratamento do coronavírus e foi submetido a um exame do tipo RT-PCR, que é o mais preciso entre os testes disponíveis. Os exames de sangue complementares identificaram a presença do vírus da dengue.

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, faz um alerta para que a população não baixe a guarda contra a dengue, mesmo em tempos de pandemia de coronavírus:

Embora, neste caso, a infecção simultânea não tenha evoluído para um quadro grave, a Secretaria Estadual da Saúde alerta que a exposição a mais de um vírus é perigosa porque o sistema imunológico do paciente fica fragilizado. Desde o ano passado o Paraná acumula 930 mil casos de coronavírus. No atual ciclo da dengue, iniciado em agosto passado, o Estado confirmou cerca de 12 mil infecções.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos