ParanáGeral

Paraná: InfoGripe alerta para aumento de casos de SRAG

O crescimento é referente às últimas seis semanas no país

 Paraná: InfoGripe alerta para aumento de casos de SRAG

Foto: divulgação/Unsplash

O Paraná está entre os 16 estados que apresentam crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). É o que aponta o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado nesta sexta-feira (03), que traz um crescimento referente às últimas seis semanas no país.

A semana da análise compreende o período de 19 a 25 de fevereiro, com base nos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Veja mais:

De acordo com o levantamento, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará os números estão ligados a casos de Covid-19 nas populações adulta e idosa. Assim como acontece no Amazonas, com registros associados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Os outros 12 estados que apresentaram crescimento nos casos de síndrome respiratória são Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Paraná.

O boletim aponta ainda um crescimento de SRAG em crianças e adolescentes, mas de acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ainda não é possível identificar se os casos estão associados à Covid-19. Segundo ele, os números servem de alerta para todas as faixas etárias.

Diante desse cenário, Marcelo Gomes ressalta a necessidade de estar com a vacinação em dia.

De acordo com o levantamento, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A; 2,7% para influenza B; 26,6% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 52,1% para Sars-CoV-2.

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 3,2% para influenza A; 1,6% para influenza B; 2,4% para VSR; e 92,1% para Sars-CoV-2.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul