Paraná pode ter sido atingido por tornado no fim de semana

Imagem / divulgação

Ainda não é possível determinar se a nuvem em forma de cone que se formou na cidade de Toledo, no oeste do Paraná, na tarde do último sábado (6), foi mesmo um tornado. O vento provocou estragos e assustou os moradores da região, que filmaram o fenômeno e publicaram nas redes sociais. Um desses vídeos, que está com quase 20 mil visualizações, revela o espanto de quem estava nas imediações da área afetada e deu de cara com o redemoinho.

Na sequência, o registro flagra o momento em que o vento arranca do chão parte das estruturas de uma propriedade rural. Entre outras coisas, o vento destruiu um galpão onde ficavam máquinas agrícolas e derrubou um barracão que abrigava cerca de 500 leitões. Os animais foram retirados pelos moradores com a ajuda de vizinhos, mas, mesmo assim, dois deles morreram.

A nuvem tocou o chão e deixou um rastro de destruição que, por sorte, não atingiu a casa da família dona da propriedade. A confirmação a respeito de ter sido ou não um tornado agora depende de análises da intensidade do vento na hora da tempestade e de perícias que devem ser realizadas no local atingido. Uma das hipóteses, por exemplo, é a de que tenha sido apenas um funil de vento, um redemoinho de fora para dentro.

A Prefeitura de Toledo anunciou que vai ajudar a família afetada com o empréstimo de máquinas para a retirada dos entulhos. A BandNews procurou o Instituto Simepar, a Somar Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia pela manhã, mas em todos os órgãos, a informação repassada foi a de que as equipes estavam ocupadas e não poderiam atender a reportagem.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem