Paraná recebe nova remessa de vacinas, 140 mil delas exclusivas para primeira dose

 Paraná recebe nova remessa de vacinas, 140 mil delas exclusivas para primeira dose

Foto: Ari Dias/AEN

Foto: Ari Dias/AEN

O Paraná receberá 209 mil 107 novas doses da vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira (09). A previsão, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, é que 67 mil doses da Coronavac cheguem ao estado à uma e meia da tarde, pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena. Mais tarde, às sete horas da noite, outro voo, com 141 mil 570 doses da Pfizer, deve chegar ao estado.

As doses da CoronaVac são divididas entre primeira e segunda aplicação, com 6 mil 760 doses da reserva técnica. Já as vacinas da Pfizer são todas para a primeira aplicação, sendo 14 mil 157 delas da reserva técnica.

A servidora pública, Nathalie Carvalho, recebeu a primeira dose recentemente. Para ela, a primeira dose é uma ponta de esperança.

O líder de soluções de tecnologia da informação, Thalis Ruthes, acredita que a vacina pode ser a solução para os problemas de saúde mental gerados pela pandemia e pelo isolamento.

Após a chegada, as doses são encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), em Curitiba. Posteriormente, elas são distribuídas às regionais de saúde. No Vacinômetro, o Paraná se mantém com 21% da população imunizada contra a Covid-19, com as duas doses ou com a vacina de dose única.

A imunização parcial, com apenas uma dose, chega a 57% da população, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Na capital paranaense, 56% dos curitibanos receberam pelo menos uma dose contra a doença. A imunização completa chega a 23% da população, segundo números da Secretaria Municipal da Saúde.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos