Paraná reduz de 12% para 6% ICMS na comercialização de suíno vivo

Foto Jonas Oliveira - AENotícias
Foto Jonas Oliveira – AENotícias

A alíquota de ICMS para a comercialização de suínos vivos no Paraná vai ser reduzida de 12 para 6 por cento. O decreto do governo do Estado vai ser feito de maneira temporária para dar competitividade aos suinocultores do Paraná que estão perdendo mercado para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já reduziram a alíquota. Segundo o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, um dos problemas também está na alta do preço do milho, que é o principal insumo para a suinocultura.

A expectativa é diminuir a pressão de oferta sentida pelos suinocultores independentes, que correspondem a cerca de 20% dos produtores que trabalham em escala comercial. A medida deve valer enquanto a mesma redução vigorar nos dois outros estados do sul.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná é o terceiro produtor nacional de carne suína. Foram mais de 676 mil toneladas no ano passado, o que representa quase 20 por cento da produção brasileira. Com 135 mil criadores de suínos no Paraná, sendo 30 mil deles em escala comercial, a atividade gerou um Valor Bruto de Produção de 4 bilhões e 400 milhões de reais em 2014.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição