Política

Paraná sanciona regulamentação da educação domiciliar e cria grupo de trabalho para viabilizar homeschooling

 Paraná sanciona regulamentação da educação domiciliar e cria grupo de trabalho para viabilizar homeschooling

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Foi sancionado pelo governo do Paraná, nesta segunda-feira (4), o projeto de lei que regulamenta a implementação do homeschooling – ou educação domiciliar.

O texto prevê a possibilidade para os ensinos infantil, fundamental e médio. Desta forma, quando o modelo for adotado, as aulas ficam sob responsabilidade integral dos pais ou responsáveis, com supervisão e avaliações periódicas da Secretaria de Estado da Educação.

O governador Ratinho Junior (PSD) afirma que a regulamentação do homeschooling no Paraná é um avanço rumo à modernização do ensino:

A Secretaria de Estado da Educação vai criar um grupo de trabalho para definir os mecanismos necessários para a execução do homeschooling.

Segundo o secretário Renato Feder, para o acompanhamento dos estudantes pela pasta, serão elaborados calendários de provas e avaliações periódicas para medir o nível de aprendizagem dos estudantes submetidos à educação domiciliar:

Pelo texto aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, os alunos submetidos ao homeschooling serão acompanhados pelos Conselhos Tutelares, para que sejam coibidos abusos e maus-tratos. Pais e responsáveis condenados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente ou na Lei Maria da Penha serão proibidos de adotar o modelo. Além disso, para garantir o mínimo de interação social, os estudantes precisarão comprovar ao menos oito horas de atividades coletivas esportivas, religiosas ou de lazer.

Originado nos Estados Unidos, o homeschooling é regulamentado em mais de 60 países. Na América Latina, é uma possibilidade em países como Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. Especialistas alertam que a educação domiciliar deve ser considerada para um grupo restrito de famílias com necessidades específicas. Em geral, segundo eles, a escola tradicional se apresenta como o modelo ideal, considerando que não é um espaço somente de aprendizagem, mas de convivência e maturação das crianças e adolescentes.

Reportagem: Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

TRE-PR espera redução de filas no 2° turno

TRE-PR espera redução de filas no 2° turno

Falta da cola e número alto de eleitores podem ter causado demora no primeiro turno

Contas do Estado em 2021 serão julgadas na Alep

Contas do Estado em 2021 serão julgadas na Alep

Relatório de gastos foi aprovado nesta quarta (5) pelo TCE-PR

Eleições 2022: em Brasília, Ratinho defende reeleição de Bolsonaro

Eleições 2022: em Brasília, Ratinho defende reeleição de Bolsonaro

Governador afirma que mais de 70% dos prefeitos do Paraná vão apoiar Bolsonaro