ParanáGeral

Paraná tem 16 casos confirmados de Mpox, aponta Sesa

Pasta investiga ainda 21 casos suspeitos. Doença é tratada como emergência de saúde internacional

 Paraná tem 16 casos confirmados de Mpox, aponta Sesa

Foto:Débora F. Barreto-Vieira/IOC/ Fiocruz

O Paraná soma 16 diagnósticos de Mpox e investiga outros 21 casos suspeitos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Curitiba é a cidade com o maior número de infectados, 12 no total. O restante foi registrado em quatro cidades do estado: Londrina (1), São José dos Pinhais (1), Santo Antônio da Platina (1) e Ivaiporã (1).

A médica e diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Josely Chiarella, explica que a Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

O diagnóstico da doença é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste deve ser feito em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras são direcionadas para os laboratórios de referência pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

As principais medidas de controle são isolamento dos doentes, rastreamento e monitoramento dos contatos íntimos e familiares do paciente e utilização de equipamentos de proteção individual pelos doentes.

Informação: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Os ventos podem chegar até 60 km/h e há risco de queda de granizo

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Paraná

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Paraná

Os agentes vão atuar em ações contra organizações criminosas e crimes transnacionais nas fronteiras

Homem morre após ser atingido por queda de árvore

Homem morre após ser atingido por queda de árvore

Caso aconteceu em São José dos Pinhais; outras duas pessoas ficaram feridas