Paraná tem 6° maior potência para geração de energia solar

Atualmente, são 50.965 consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

 Paraná tem 6° maior potência para geração de energia solar

Foto: Divulgação/ Absolar

O Paraná é o sexto estado com maior potência instalada de geração de energia solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) que indicam o Estado como produtor de 5,2% da geração do Brasil. O estado possui quase 41 mil conexões operacionais, espalhadas por 394 cidades, dos 399 municípios da região. Atualmente, são 50.965 consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Segundo o estudo da ABSOLAR, no Paraná, 70,5% dos sistemas e usinas solares estão instalados em casas e edifícios residenciais e são esses que têm maior capacidade de geração, correspondendo a 46,8% da potência instalada no estado. Inclusive, à frente do setor de comércio e serviços, que responde por 27,6% da potência instalada.

De acordo com a coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica no Paraná (ABSOLAR), Liciany Ribeiro, embora a região Sul seja uma potência, ainda é preciso explorar mais.

A geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos e geração de mais de 13,9 mil empregos. Além disso, o setor é responsável pela arrecadação de mais de R$ 620 milhões aos cofres públicos. Já para os proprietários que optam pela mudança para geração solar, a economia pode ser sentida diretamente na diminuição do valor da fatura.

Em 2021, o reajuste acumulado do consumo de energia ficou em 7%. Porém, a mudança de bandeira tarifária em função dos custos da produção de energia eleva mais ainda esse porcentual e as projeções para 2022 são de um reajuste de 19%. Para diminuir a carga dessa conta, empresas investem em usinas solares, trocas de equipamentos e no mercado livre de energia.

De acordo com o analista responsável pelo setor de eficiência energética do Grupo Marista, Carlos Vitor da Silva, um dos projetos do grupo empresarial, ajudou os espaços do grupo a terem a fonte de energia solar como principal energia.

No Paraná, a cidade de Maringá lidera o ranking da geração distribuída no estado (5,3% da potência instalada), seguida dos municípios de Foz do Iguaçu (4,8%), Londrina (4,8%), Cascavel (4,0%) e Toledo (3,7%). A capital Curitiba aparece na 6ª posição do ranking, correspondendo a 2,6% da potência instalada no Paraná.
Maiores potências de geração de energia solar do Brasil:
1º – Minas Gerais
2º – São Paulo
3º – Rio Grande do Sul
4º – Mato Grosso
5º – Santa Catarina
6º – Paraná
7º – Goiás
8º – Rio de Janeiro
9º – Ceará
10º – Bahia

Reportagem:

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição

Polícia cumpre ordens judiciais contra grupo que lesava idosos

Polícia cumpre ordens judiciais contra grupo que lesava idosos

Onze ordens judiciais incluído cinco mandados de prisão são cumpridos em três cidades

Casos de coqueluche aumentam mais de 2000% em 4 anos

Casos de coqueluche aumentam mais de 2000% em 4 anos

De acordo com a Sesa, aumento está ligado à vacinação e período pós-pandemia

Curitiba tem divulgação de duas pesquisas eleitorais em 5 dias

Curitiba tem divulgação de duas pesquisas eleitorais em 5 dias

Curitiba tem divulgação de duas pesquisas eleitorais em 5 dias