ParanáGeral

Partidos Políticos pedem federalização do caso Marcelo Arruda

O documento foi entregue pelo advogado Eugênio Aragão e parlamentares

 Partidos Políticos pedem federalização do caso Marcelo Arruda

Foto: Reprodução/PT

Foi entregue ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na tarde desta terça-feira (12) o pedido de federalização das investigações da morte de Marcelo Arruda. O documento, assinado pelo presidente nacional do PT e de outros seis partidos, foi entregue pelo advogado Eugênio Aragão e parlamentares. Esse pedido aconteceu após divulgação de publicações feitas em 2016 pela delegada Iane Cardoso, que havia assumido o caso. Ela teria postado nas redes sociais ataques ao PT e membros do partido. Por conta disso, o Governo do Paraná designou a delegada-chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Camila Cecconello, para conduzir as investigações.

Em Foz do Iguaçu, uma força-tarefa foi montada para apurar o caso. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, por meio de nota, defendeu que a federalização é necessária para evitar qualquer tipo de desconfiança com relação ao trabalho da polícia. A federalização é prerrogativa do PGR e em geral precisa atender a três critérios: a existência de grave violação aos direitos humanos, o risco de responsabilização internacional decorrente do descumprimento de obrigações jurídicas assumidas em tratados internacionais e a incapacidade das instâncias e autoridades locais de oferecer respostas efetivas.

Para as legendas todos os critérios estão devidamente atendidos neste caso. Mas no entendimento do procurador-geral da República, como não há provas de negligência por parte da Polícia Civil do Paraná não haveria, a princípio, motivo para atender a esse pedido. O guarda municipal e tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, morreu no sábado (09).

Ele comemorava o aniversário de 50 anos, com temática do Partido dos Trabalhadores e do ex-presidente Lula, quando o agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho teria invadido o local aos gritos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e disparado contra o aniversariante. Guaranho também foi atingido por tiros e segue internado na UTI em um hospital de Foz. O inquérito deve ser concluído na próxima semana. Esta é a projeção da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil do Paraná. Até o momento foram ouvidas oito pessoas. 

Avatar

mariane.abreu

Temporal deixa estragos em vários bairros de Curitiba

Temporal deixa estragos em vários bairros de Curitiba

Os ventos que acompanharam a tempestade chegaram a quase 70 km/h.

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

No Paraná, seis pessoas foram presas preventivamente e outras cinco em flagrante