CuritibaServiços

Peça Casa Vazia reimagina figura do gaúcho

O diretor Gaúcho Giovani Borba imprime personagens característicos da região dos pampas

 Peça Casa Vazia reimagina figura do gaúcho

Foto: Divulgação

Sofrendo com a falta de trabalho devido a modernização agrícola, Raul chega em casa e a encontra totalmente vazia, sem sua família e apenas com as mobílias e lembranças. Em cima disso, Casa Vazia desenvolve uma trama típica dos Pampas Gaúchos, desenvolvendo a trama em cima de casos de roubo de gado, que segundo o diretor foi uma ideia desenvolvida ao interagir com as pessoas da região: “Quando eu estava fazendo pesquisa para as locações, descobri que o roubo de gado era um problema quase mitológico da região. Tinha um ladrão em especifico que todos admiravam, fazendeiros contavam com orgulho que já haviam sido roubados por ele, admirados e amedrontados da sua bravura.”

 O diretor do filme diz que a inspiração veio da vontade de retratar a região que cresceu e reimaginar a imagem negativa do gaúcho, trazendo uma abordagem mais melancólica usando o vazio de ser abandonado para reavaliar a própria vida. Giovani conta também que a inspiração para a trama familiar do filme veio da época em que estava ansioso para ser pai: “Eu tinha esse medo e ficava pensando sobre o que aconteceria se eu me afastasse do meu filho, se eu perdesse o contato com ele e não o visse mais”.

Para poder imprimir a linguagem e o sotaque típico do interior gaúcho, a maior parte do elenco é da região. Isso fez com que a maior parte dos cast fosse de não atores, entre eles o protagonista Raul interpretado por Hugo Nogueira. Ele e todo o restante do elenco passaram por um período de preparação de dois meses para as gravações.

Outro ponto muito elogiado do filme que estreou em 2021 no Festival do Rio foi a sua fotografia, dirigida por Ivo Lopes Araújo. Sobre o processo da escolha, Ivo Giovani comenta: “Eu queria trazer um olhar diferente, algo mais tropical. A região geralmente é sempre representada de uma mesma forma um olhar frio, por isso eu preferia alguém do Rio para trazer um novo olhar para a região.”

O filme esteve em cartaz nesse último final de semana (04 e 05), na parte da tarde. É possível conferir o cronograma do festival em seu próprio site ou pelo seu aplicativo. O valor dos ingressos é R$14 (inteira) e R$7 (meia).

11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 1º a 9 de junho de 2022

Site oficial e ingressoswww.olhardecinema.com.br 

Local: Cine Passeio, Shopping Mueller (Cinemark), Cinemateca, MON e Teatro da Vila

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Nathan Gonçalves.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

As chamas destruíram parcialmente um quarto do hotel que fica no centro de Curitiba