CuritibaDivirta-se

Peça promove uma reflexão sobre escolhas e consequências

A peça da companhia Cia Teatral Quiçá traz temática baseada em Augusto Boal

 Peça promove uma reflexão sobre escolhas e consequências

Foto: Rafaella Elizabeth Barbosa

O espetáculo “Fugitivos do silêncio” colocou em cena, na segunda-feira (1), quatro personagens com visões distintas de mundo, que no decorrer da história desenvolvem conflitos entre si, levantando uma discussão sobre as próprias escolhas, posicionamentos e respectivas consequências na sociedade. A apresentação, que aconteceu no Centro de artes Marianes, foi exibida novamente na terça-feira (2).

Baseado nas obras “Murro em ponta de faca” e “Teatro do oprimido”, de Augusto Boal, o espetáculo aborda opressões vivenciadas em um horizonte conturbado pelos personagens, que tentam lidar com a fuga e os resultados dela. A peça, da companhia catarinense Cia Quiçá, retrata um cenário existente durante o Golpe de 1964, apresentado por Boal em outros trabalhos. No decorrer da exibição, os personagens buscam trazer reflexões sobre o que foi vivido há 60 anos e os fragmentos disso na sociedade atual.

Os conflitos internos dos personagens são externados no palco. Foto: Rafaella Elizabeth Barbosa

Maira Wilbert, diretora da montagem, conta que só conseguiu alcançar a mensagem desejada com maior clareza após muitos exercícios e ramificações do “Teatro do Oprimido”. Além de ter realizado pesquisas sobre o próprio dramaturgo brasileiro e os mais variados tipos de opressões, Maira teve como base seu primeiro texto escrito há dois anos. A diretora diz que se sente realizada com o resultado da obra e de ter a oportunidade de reapresentar a peça para o público curitibano, na esperança de que captem e compreendam a mensagem passada.

Peça foi um exercício de libertação. Foto: Rafaella Elizabeth Barbosa

A atriz Ana Paula Belegante Boimer relata um pouco da experiência de encenar um texto do dramaturgo: “trabalhar com o Boal foi muito diferente de qualquer outro teórico, porque ele é brasileiro. Então, a gente estava falando de uma história nossa, sobre o que nos trouxe até aqui e o que é ser ator dentro do Brasil”. Ela ainda expressou o sentimento pós-peça: “saímos com a sensação de dever cumprido! Por conseguir comunicar o que queríamos e fazer com que as pessoas pensem a respeito da temática revolucionária”.

Serviço:

“Fugitivos do Silêncio” – Mostra Fringe

Data: 02 de abril

Horário: 19:00

Local: Marianes – Rua Mariano Torres, 526, Centro de Curitiba

Classificação: +14

Duração: 30 minutos

Gênero: Drama

Valor do ingresso: a partir de R$25

Reportagem: Rafaella Elizabeth Barbosa, estudante da Universidade Positivo (UP)

Avatar

Paula Duraes

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa