CuritibaGeral

Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Com direção de Fernando Vettore, peça emociona e encanta o público

 Peça vencedora premiada foi encenada no Barigui, de graça

Foro: Camila Pech Manto

O espetáculo Hi, Breasil! foi apresentado no gramado do Parque Barigui no último sábado (09). A peça estava prevista para iniciar às 18h, mas devido ao atraso no sistema de iluminação acabou tendo um atraso de meia hora. Mas, durante a espera, os artistas colocaram músicas e animaram a plateia. A peça venceu o prêmio especial do Troféu Gralha Azul, do teatro paranaense, em 2019.

O espetáculo aborda os medos e os sonhos utópicos trazendo questões críticas sobre ciência, preconceito, história e o corpo – isso tudo enquanto o elenco faz café. Rosane Freire faz o papel de mãe, Paulo Chierentini é o peixe, Ingrid Leandro interpreta a jovem e Lucas dos Santos foi o professor. Juntamente com a atriz Rana Moscheta, o grupo integra a companhia teatral Olho Rasteiro.

O diretor Fernando Vettore comentou que escolheu o teatro na rua para alcançar um público maior e assim fazer com que exista uma peça sem barreiras já que o teatro deve ser uma arte pública, trazendo cenas tocantes. Para ele, fazer a peça na rua “é uma experiência incrível, a qual se torna uma apresentação democrática e sem tolerância”.

“O tema da peça envolve sonhos, questões da sociedade e dores que tocam o elenco e dessa forma buscamos mostrar os nossos desejos utópicos”, contou Rosane Freire que também relatou o processo de criação e citou que o nome Hi,Breasil! é uma referência à ilha celta, que era considerada uma ilha imaginária, repleta de devaneios. Outra curiosidade que a artista trouxe foi o fato de ser mãe e poder assim mostrar suas dores na questão do corpo e dúvidas quanto à maternidade.

Essa foi a última apresentação do grupo teatral no Festival de Curitiba, tendo seu encerramento repleto de animação e emoção dos atores e da plateia, deixando uma mensagem ao público, “amanhã vai ser outro dia”.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Camila Pech Manto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

As chamas destruíram parcialmente um quarto do hotel que fica no centro de Curitiba