PolíticaEleições

Pesquisa eleitoral: Ratinho lidera com 52%, diz Instituto IRG

Atual governador aparece na frente de Requião e Moro; Alvaro lidera no Senado

 Pesquisa eleitoral: Ratinho lidera com 52%, diz Instituto IRG

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

O atual governador Ratinho Junior (PSD) lidera as intenções de voto no Paraná e poderia vencer as Eleições 2022 no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto IRG divulgada nesta segunda-feira (4). No cenário estimulado – com os nomes apresentados aos entrevistados –, o atual chefe tem a preferência de 46,4% do eleitorado. Roberto Requião, pré-candidato ao governo pelo PT tem 19,6% das intenções de voto. Os porcentuais de Ratinho e Requião praticamente não mudaram desde a última pesquisa do IRG, mesmo com a presença de Sergio Moro (União). Embora ainda não tenha confirmado para qual cargo vai concorrer, o ex-juiz e ex-ministro registra 14,66% dos votos para o Governo do Paraná.

Considerando os votos válidos, da mesma forma como o Tribunal Superior Eleitoral totaliza a votação, Ratinho Junior poderia vencer o pleito no primeiro turno. O atual governador tem 52,73% dos votos. Na sequência, aparecem Roberto Requião, com 22,27%, e Sergio Moro, com 14,66%.

Na corrida para o Senado, Moro também aparece entre os possíveis candidatos. Ele aparece 10 pontos porcentuais atrás de Alvaro Dias, que lidera a pesquisa eleitoral com folga, marcando 32% a 22%. Considerando apenas os votos válidos, a diferença cresce para 40,30% a 27,71%.

A pesquisa do instituto IRG divulgada nesta segunda-feira (4) também mostra a preferência do eleitorado do Paraná pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que aparece na frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No Paraná, Bolsonaro  foi escolhido por 45,8% dos entrevistados, enquanto o petista marcou 32,6%. A terceira resposta mais frequente (6,9%) foi “nenhum”, à frente de Ciro Gomes, do PDT, (6,1%) e Simone Tebet, do MDB (2,8%).

A pesquisa IRG está registrada no TSE sob o número 03374-2022. Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 29 de junho e 3 de julho em todo o Estado. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

carolina.genez

Conselho de Ética decide punir Renato Freitas com advertência escrita

Conselho de Ética decide punir Renato Freitas com advertência escrita

O conselho de Ética também definiu o relator do pedido de cassação contra Ademar Traiano

Conselho de Ética da ALEP vota cassação de Renato Freitas (PT)

Conselho de Ética da ALEP vota cassação de Renato Freitas (PT)

O parlamentar responde um processo por quebra de decoro parlamentar

<strong>Câmara Municipal aprova regulação da divulgação da fila do SUS</strong>

Câmara Municipal aprova regulação da divulgação da fila do SUS

Se aprovadas, as regras devem entrar em vigor na capital paranaense daqui a três meses

Vereadores discutem divulgação da lista de espera do SUS

Vereadores discutem divulgação da lista de espera do SUS

Projeto de lei, protocolado em 2021, será votado somente na próxima segunda-feira (19)